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Filosofia da Ciência






FALSIFICASIONISMO

E

OUTROS

PARADIGMAS


Karl Popper é o Falsificasionismo

Questões como: o que garante que se soltar um lápis ele irá cair? Não podem ser garantidas pela lógica (raciocínio), ela trata de palavras e conhecimento, e nunca da realidade. A experiência é sempre única , e a queda de um lápis não tem nada a ver com a queda de um outro. Por isso, pensar que a ciência é uma garantia de verdade, é assumir uma visão não crítica da ciência.
Para Popper, a atividade cientifica é importante, mas, não é capaz de dar todas as respostas, porém busca oferece as melhores respostas possíveis. Assim, para Popper, o valor do conhecimento não vem da observação de experiências, mas da possibilidade de a teoria ser contrariada, ou melhor, falseada. A teoria precede a experiência e quanto mais uma teoria poder ser falseada, melhor ela é.
No momento em que uma teoria é falseada, o cientista tentará melhorá-la ou a abandonará. Enquanto ela não é falseada, permanece seu valor explicativo. O fundamental é que tenhamos em mente o seu limite.
Critérios para uma boa teoria:
01) ser clara e precisa, não podendo ser obscura ou deixar margem para várias interpretações, Quanto mais específica, melhor.
02) Deve permitir a falsificabilidade; quanto mais, melhor;
03) deve ser ousada, para conseguir progredir em busca de um conhecimento mais aprofundado da realidade.
Para os falsificacionistas, a ciência progride pela tentativa de superação das teorias.

THOMAS KHUN A RESPEITO DA CIÊNCIA:

Para Kuhn a Ciência é uma atividade racional e humana, influenciada por problemas de natureza variada: emocionais, políticos, religiosos, etc.. Sendo essas influências próprias da racionalidade humana. Kuhn se propõe a pensar a ciência a partir dos conceitos: pré-ciência, ciência normal, crise, revolução científica e nova ciência normal.
O conceito mais importante é o de paradigma que é o modelo da ciência normal. Durante um tempo, todos os cientistas procuraram orientar as suas pesquisas a partir de um modelo como forma de preservar a verdade científica. O que não se encaixa será excluído: anomalia.
Paradigma e Ciência Normal:
“O paradigma é um modelo de mundo que compreende o conjunto de teorias que buscam explicar os fenômenos estudados. Neste caso o que um paradigma faz é estabelecer algumas questões sobre o mundo físico que são então investigadas na tentativa de se encontrar respostas. No entanto, um paradigma parece nunca conseguir responder todas as questões que propõe. A ciência não é um empreendimento de respostas. Quanto mais sabemos sobre determinado fenômeno, mais questões surgem. Isso não é exatamente um problema, ao menos não inicialmente. Esse processo investigativo é o que Kuhn chamou de "ciência normal", ou seja, o período aonde determinados paradigmas são aceitos e investigados.”
Essa crise se estende até uma revolução científica, quando a maneira de se fazer ciência muda completamente . Quando isso ocorre, segundo Khun, chega-se a uma nova ciência normal, um novo paradigma.
Precisamos considerar que a racionalidade científica encontra problemas dentro e fora do seu espaço de ação. Dentro de seu espaço são as anomalias e fora de seu espaço são as necessidades humanas da pesquisa científica. As instituições, empresas e governos procuram fazer com que a ciência seja feita em função de seus interesses, não apenas por mera curiosidade.

Com base no texto acima responda:
01) o que é um paradigma segundo Thomas Kuhn?
02) Assinale com F (falso) ou V (verdadeiro) as frases abaixo com respeito ao conceito de paradigma de Thomas Kuhn;
( ) Paradigma é o modelo da ciência normal.
( ) A ciência normal é uma determinada forma histórica de se fazer ciência. Essa forma de se fazer ou pensar a ciência é um paradigma.
( ) A anomalia ocorre quando um paradigma não consegue explicar alguns fenômenos.
( ) A partir das anomalias, inicia-se uma crítica do paradigma científico e, com isso, é possível a ocorrência de uma revolução científica.
( ) Cada cientista tem um paradigma particular e pessoal, que nunca partilha com um outro cientista.


Caderno do Professor - Exercícios 1º anos (1º bimestre)


CRIANDO UMA IMAGEM CRÍTICA DA FILOSOFIA:
01) O que é reflexão?
02) A partir de que conceito é possível começar a entender a Filosofia?
03) A partir da leitura do texto abaixo, assinale a resposta correta quanto aos ensinamentos propostos por Sócrates :
“Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.” PLATÂO. Apologia de Sócrates. ( http://www.dominiopublico,gov.br/)
a) Mostrar apenas aos velhos a sua preocupação com a alma.
b) Fazer com que as pessoas se preocupem em tornar melhor a própria alma.
c) Somente a riqueza ajuda as pessoas a ser melhores?
d) O corpo é a parte mais importante do ser humano.
e) Da virtude vêm a riqueza e os outros bens.

04) Depois de interpretar a afirmação de Aristóteles de que “ O intelecto é capaz de conhecer a si mesmo”, assinale a alternativa correta:
a) O intelecto pode conhecer o mundo, as pessoas, a nós mesmos e a nossa própria maneira de pensar.
b) O intelecto é algo que só pode conhecer o mundo e as pessoas, mas a maneira como ele mesmo funciona não somos capazes de conhecer.
c) O intelecto não é capaz de conhecer nada além dele mesmo.
d) Conhecer a si mesmo é uma função do corpo.
e) O intelecto não existe, pois para conhecer as coisas a gente só precisa de memória.

05) Em relação à Filosofia de Aristóteles e Platão, quais as palavras que não se relacionam à alma?
Reflexão – pecado – intelecto – idéias – inteligência – salvação - corpo

EMPIRISMO E CRITICISMO

01) O que é reflexão?
02) Para Kant, o que é o conhecimento a priori e o conhecimento a posteriori?
03) Marque com “X” as características do Empirismo:
a ( ) A formação do conhecimento depende das experiências.
b ( ) As pessoas nascem sabendo o que precisam, não têm necessidade de aprender.
c ( ) Nós nascemos como uma “tábua rasa” e precisamos experimentar o mundo pelos nossos cinco sentidos para aprender.
d ( ) O conhecimento a posteriori não necessita da experiência.
e ( ) O conhecimento a priori é um conhecimento que só é possível a partir das experiências novas.

4) Complete as sentenças, com as seguintes palavras : a experiência, sentido,m intelecto, a priori e a posteriori.
a) Consideramos, portanto, conhecimento ________, todo aquele que for adquirido independentemente de qualquer experiência.
b) Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimento começam com a ___________.
c) Tais conhecimentos são denominados a priori e são distintos dos empíricos, cuja origem á a experiência (conhecimento a ___________ ).
d) Os conhecimentos a posteriori dependem dos cinco __________.
e) Os conhecimentos a priori são realizados no ________, sem necessidade da experiência.

ÁREAS DA FILOSOFIA: Instrumentos de Pesquisa em História da Filosofia -

01) Quais são as principais características da Filosofia Antiga?
02) Por que a técnica, ou evolução da tecnologia, é um problema da Filosofia Contemporânea?
03) Assinale as alternativas com as características da Filosofia Medieval:
a) Realizada apenas pelo cristianismo católico.
b) Realizada por católicos, árabes e judeus.
c) Sua principal preocupação era a relação entre fé e razão.
d) Investigava a origem dos movimentos da natureza.
e) Influenciou a criação das universidades.
04) Complete as lacunas do texto abaixo, utilizando as seguintes palavras : tradição, tempo, História, cultura e pensamento.
A ________ da Filosofia não pode ser feita sem considerarmos a História de uma maneira geral. O lugar onde vive o filósofo, sua ____________ e os problemas do seu ______________, somados ao conhecimento da _______ filosófica ajudam a criar um novo _________ filósofo.

04) Assinale com “M” as características da Filosofia Moderna e com “C” as características da Filosofia Contemporânea.
A ( ) Preocupação com a desumanização gerada pela técnica, ou desenvolvimento da tecnologia.
B ( ) Otimismo em relação às ciências empíricas.
C ( ) Preocupação com o homem frente à fé.
D ( ) Esteve no contexto da Revolução Industrial.
E ( ) Esteve no contexto das Grande Navegações.

Áreas da Filosofia.

01) Escreva o nome das áreas da Filosofia e seus respectivos problemas:
02) Escreva as quatro causas da Metafísica de Aristóteles e explique o que significam .
03) Relacione as colunas, preenchendo os espaços vazios da segunda coluna com as letras que acompanham as palavras da primeira coluna.

(a) Lógica ( ) tempo
(b) Epistemologia ( ) Ciência
(c) Filosofia da História ( ) o bem
(d) Ética ( ) Regras do pensamento

04)Escolha um objeto qualquer da sala de aula e preencha o quadro abaixo:
Substância
Mistura de matéria e forma
OBJETO ESCOLHIDO??
Qualidade - São as qualidades e defeitos

Quantidade - Quantos? Muito ou pouco?

Relação - Como ele é em relação às outras coisas?

Ação - O que faz?

Passividade - Como ele se desgasta?

Onde - Onde ele está?Em que lugar fica, em geral, ou onde está agora?

Tempo - Quando e quanto tempo?

Posse - O que ele possui?

Posição - Como ele está ou fica?


05) Dada a seguinte premissa: “ No quadro a seguir todas as setas estão apontadas para baixo”, o que não é permitido deduzir disso?

A) que não há setas apontadas para o lado direito.
B) Que não há setas apontadas para cima.
C) Que pode ser que haja apenas uma seta para a esquerda.
D) Que não há setas fora do quadro.


Grade de Correção dos exercícios alternativos do caderno 1 do 1º Bimestre

Criando uma imagem crítica da Filosofia
Exercício 3 – são corretas as alternativas “b” e “e”
4 – é correta a alternativa “a”
5 – pedaço e salvação

Assistam ao vídeo de Viviane Mosé (apresentadora do programa de Filosofia do Fantástico) http://www.video.globo.com/

Empirismo e criticismo
Exercício nº 3 – alternativas “a” e “c”
Exercício nº 4 – a ) a priori b) experiência c) a posteriori, d) sentidos e)intelecto.
Exercício nº 5 – intelecto ( somar, analisar e calcular) os outros experiência e intelecto.

Áreas da Filosofia: Instrumentos
Exercício nº 3 – características assinaladas : “b” , “c” e “e”
Exercício nº 4 – ordem das palavras: História, cultura, tempo, tradição e pensamento.
Exercício nº 5 – ordem: C, M, M, C e M
Áreas da Filosofia:
Exercício nº 3 – relacionar na ordem que segue: c, b, d, a.
Exercício nº 4 – Exemplo “ Borracha” : substância látex; forma: quadrada, quantidade: um; relação: ela é mais macia que o lápis e menos comprida que a caneta, etc...
Exercício nº 5 – as respostas devem ser “D” e “E”.

Caderno do Professor - Exercícios 2º anos (1º bim)


Caderno do Professor (Ciências Humanas e suas Tecnologias) – Ensino Médio

Exercícios propostos na avaliação final de cada módulo
2º ano - 1º Bimestre
O Eu Racional: questões

01) O que quer dizer “eu sou um ser que pensa”?
02) Explique como Descartes chegou à conclusão de sua existência.
03) Enumere as seqüências do raciocínio de Descartes:
a) somente quem existe pode pensar; então, eu existo.
b) Duvidar é pensar.
c) Pensar é alguma coisa que existe.
d) Se eu penso, faço uma coisa que existe.
e) Duvidei da existência de tudo, de meu corpo, do lugar onde estou e dos meus raciocínios.

Introdução à Ética: questões

01) qual a diferença entre Moral e Ética?
02) O que são e para que servem os critérios da Ética?
03) Assinale a alternativa correta que indica o critério ético de Aristóteles:
(a) prazer; (b) dor; (c) equilíbrio; (d) leis; (e) desejo.
04) Escolha uma entre estas palavras, razão, emoção, prazer, morte ou conhecimento, para preencher a frase correspondente:
a) É importante que a conduta do homem seja orientada pela __________.
b) Para Epicuro, o _______ é o fim da dor.
c) O critério ético de Sócrates era o progresso no _________.
d) A _______ é uma função da alma sensitiva, segundo Aristóteles.
e) Um dos remédios para a felicidade de Epicuro consiste em não temer a _______.

A Liberdade: questões

01) O que quer dizer o seguinte trecho de Sartre: “ O homem faz-se; não está realizado logo de início, faz-se escolhendo a sua moral”?
02) Existem limites para a liberdade? Exemplifique.
03) Assinale com um “X” a resposta correta sobre o que é a liberdade.
a) ( ) liberdade é poder fazer o mal quando se quiser.
b) ( ) liberdade são os caminhos que outro ser decide para a nossa vida.
c) ( ) liberdade é um estado em que o homem não tem mais limites, podendo fazer o que quiser e sem precisar considerar a liberdade dos outros.
d) ( ) liberdade é escolher o tipo de pessoa que você é e será.
e) ( ) liberdade é um cálculo sobre as causas que levaram as pessoas a fazer o mal.
04) Assinale as atitudes que podem aumentar a nossa liberdade:
( ) Estudar e estimular a nossa imaginação.
( ) Criar um plano onde a moral possa ficar de fora.
( ) Refletir sobre nossa vida.
( ) Diminuir a liberdade dos outros.
( ) Pensar em um projeto para nossa vida.

05) Qual dos conceitos abaixo completa a seguinte afirmação de Sartre: “ A liberdade como fundamento de todos os ___________”.
a) valores ( ) ; b) medos ( ) ; c) esquecimentos ( ) ; d) homens ( ); e) Dias ( )


Autonomia: questões

01) O que é autonomia?
02) O que é imperativo categórico?
03) Qual das frases abaixo não pode ser considerada como fruto do imperativo categórico?
1. Toda vez que uma pessoa cometer um erro, não devo compreendê-la.
2. Quando for ofendido, devo me vingar.
3. Sempre que precisar, agirei com falsidade.
4. Darei esmolas sem pensar.
5. Quando eu falar, não devo mentir.

04) Assinale a frase que contém um imperativo hipotético.
1. não matarás.
2. se eu quiser um bom emprego, devo fazer faculdade.
3. se abrir, feche.
4. o homem sábio sabe ouvir.
5. a liberdade é o direito de fazer o que se quer.

05) Assinale a frase que não indica o que não é heteronomia.
1. regras para o passeio da escola.
2. desejos profundos.
3. as pessoas devem fazer suas próprias normas, a partir da reflexão.
4. as leis do País são as nossas leis.
5. a norma social deve ser vivida por todos, sem crítica.


Grade de Correção dos exercícios com alternativas objetivas:

O Eu racional : nº 03 – a 5, b 2, c 3 , d 4 , e 1.
Introdução a Ética: nº 03 : alternativa “c” – nº 4 : razão, prazer, conhecimento, emoção e morte.
A Liberdade: nº 3 – resposta correta é a “d” ; nº 4 – o aluno deve assinalar as alternativas 1,3 e 5; nº 5 alternativa “a”.
A Autonomia: nº 3 – correta é a “5”; nº 4 – assinalar a frase “2”; nº 5 assinalar a “3”

Recursos :
Sites indicados: textos completos e livros –
WWW.dominiopublico.gov.br