clique nas legendas para acessar os textos.

Caderno do Professor - Exercícios 1º anos (1º bimestre)


CRIANDO UMA IMAGEM CRÍTICA DA FILOSOFIA:
01) O que é reflexão?
02) A partir de que conceito é possível começar a entender a Filosofia?
03) A partir da leitura do texto abaixo, assinale a resposta correta quanto aos ensinamentos propostos por Sócrates :
“Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.” PLATÂO. Apologia de Sócrates. ( http://www.dominiopublico,gov.br/)
a) Mostrar apenas aos velhos a sua preocupação com a alma.
b) Fazer com que as pessoas se preocupem em tornar melhor a própria alma.
c) Somente a riqueza ajuda as pessoas a ser melhores?
d) O corpo é a parte mais importante do ser humano.
e) Da virtude vêm a riqueza e os outros bens.

04) Depois de interpretar a afirmação de Aristóteles de que “ O intelecto é capaz de conhecer a si mesmo”, assinale a alternativa correta:
a) O intelecto pode conhecer o mundo, as pessoas, a nós mesmos e a nossa própria maneira de pensar.
b) O intelecto é algo que só pode conhecer o mundo e as pessoas, mas a maneira como ele mesmo funciona não somos capazes de conhecer.
c) O intelecto não é capaz de conhecer nada além dele mesmo.
d) Conhecer a si mesmo é uma função do corpo.
e) O intelecto não existe, pois para conhecer as coisas a gente só precisa de memória.

05) Em relação à Filosofia de Aristóteles e Platão, quais as palavras que não se relacionam à alma?
Reflexão – pecado – intelecto – idéias – inteligência – salvação - corpo

EMPIRISMO E CRITICISMO

01) O que é reflexão?
02) Para Kant, o que é o conhecimento a priori e o conhecimento a posteriori?
03) Marque com “X” as características do Empirismo:
a ( ) A formação do conhecimento depende das experiências.
b ( ) As pessoas nascem sabendo o que precisam, não têm necessidade de aprender.
c ( ) Nós nascemos como uma “tábua rasa” e precisamos experimentar o mundo pelos nossos cinco sentidos para aprender.
d ( ) O conhecimento a posteriori não necessita da experiência.
e ( ) O conhecimento a priori é um conhecimento que só é possível a partir das experiências novas.

4) Complete as sentenças, com as seguintes palavras : a experiência, sentido,m intelecto, a priori e a posteriori.
a) Consideramos, portanto, conhecimento ________, todo aquele que for adquirido independentemente de qualquer experiência.
b) Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimento começam com a ___________.
c) Tais conhecimentos são denominados a priori e são distintos dos empíricos, cuja origem á a experiência (conhecimento a ___________ ).
d) Os conhecimentos a posteriori dependem dos cinco __________.
e) Os conhecimentos a priori são realizados no ________, sem necessidade da experiência.

ÁREAS DA FILOSOFIA: Instrumentos de Pesquisa em História da Filosofia -

01) Quais são as principais características da Filosofia Antiga?
02) Por que a técnica, ou evolução da tecnologia, é um problema da Filosofia Contemporânea?
03) Assinale as alternativas com as características da Filosofia Medieval:
a) Realizada apenas pelo cristianismo católico.
b) Realizada por católicos, árabes e judeus.
c) Sua principal preocupação era a relação entre fé e razão.
d) Investigava a origem dos movimentos da natureza.
e) Influenciou a criação das universidades.
04) Complete as lacunas do texto abaixo, utilizando as seguintes palavras : tradição, tempo, História, cultura e pensamento.
A ________ da Filosofia não pode ser feita sem considerarmos a História de uma maneira geral. O lugar onde vive o filósofo, sua ____________ e os problemas do seu ______________, somados ao conhecimento da _______ filosófica ajudam a criar um novo _________ filósofo.

04) Assinale com “M” as características da Filosofia Moderna e com “C” as características da Filosofia Contemporânea.
A ( ) Preocupação com a desumanização gerada pela técnica, ou desenvolvimento da tecnologia.
B ( ) Otimismo em relação às ciências empíricas.
C ( ) Preocupação com o homem frente à fé.
D ( ) Esteve no contexto da Revolução Industrial.
E ( ) Esteve no contexto das Grande Navegações.

Áreas da Filosofia.

01) Escreva o nome das áreas da Filosofia e seus respectivos problemas:
02) Escreva as quatro causas da Metafísica de Aristóteles e explique o que significam .
03) Relacione as colunas, preenchendo os espaços vazios da segunda coluna com as letras que acompanham as palavras da primeira coluna.

(a) Lógica ( ) tempo
(b) Epistemologia ( ) Ciência
(c) Filosofia da História ( ) o bem
(d) Ética ( ) Regras do pensamento

04)Escolha um objeto qualquer da sala de aula e preencha o quadro abaixo:
Substância
Mistura de matéria e forma
OBJETO ESCOLHIDO??
Qualidade - São as qualidades e defeitos

Quantidade - Quantos? Muito ou pouco?

Relação - Como ele é em relação às outras coisas?

Ação - O que faz?

Passividade - Como ele se desgasta?

Onde - Onde ele está?Em que lugar fica, em geral, ou onde está agora?

Tempo - Quando e quanto tempo?

Posse - O que ele possui?

Posição - Como ele está ou fica?


05) Dada a seguinte premissa: “ No quadro a seguir todas as setas estão apontadas para baixo”, o que não é permitido deduzir disso?

A) que não há setas apontadas para o lado direito.
B) Que não há setas apontadas para cima.
C) Que pode ser que haja apenas uma seta para a esquerda.
D) Que não há setas fora do quadro.


Grade de Correção dos exercícios alternativos do caderno 1 do 1º Bimestre

Criando uma imagem crítica da Filosofia
Exercício 3 – são corretas as alternativas “b” e “e”
4 – é correta a alternativa “a”
5 – pedaço e salvação

Assistam ao vídeo de Viviane Mosé (apresentadora do programa de Filosofia do Fantástico) http://www.video.globo.com/

Empirismo e criticismo
Exercício nº 3 – alternativas “a” e “c”
Exercício nº 4 – a ) a priori b) experiência c) a posteriori, d) sentidos e)intelecto.
Exercício nº 5 – intelecto ( somar, analisar e calcular) os outros experiência e intelecto.

Áreas da Filosofia: Instrumentos
Exercício nº 3 – características assinaladas : “b” , “c” e “e”
Exercício nº 4 – ordem das palavras: História, cultura, tempo, tradição e pensamento.
Exercício nº 5 – ordem: C, M, M, C e M
Áreas da Filosofia:
Exercício nº 3 – relacionar na ordem que segue: c, b, d, a.
Exercício nº 4 – Exemplo “ Borracha” : substância látex; forma: quadrada, quantidade: um; relação: ela é mais macia que o lápis e menos comprida que a caneta, etc...
Exercício nº 5 – as respostas devem ser “D” e “E”.