clique nas legendas para acessar os textos.

Caderno do Professor - Exercícios 2º anos (1º bim)


Caderno do Professor (Ciências Humanas e suas Tecnologias) – Ensino Médio

Exercícios propostos na avaliação final de cada módulo
2º ano - 1º Bimestre
O Eu Racional: questões

01) O que quer dizer “eu sou um ser que pensa”?
02) Explique como Descartes chegou à conclusão de sua existência.
03) Enumere as seqüências do raciocínio de Descartes:
a) somente quem existe pode pensar; então, eu existo.
b) Duvidar é pensar.
c) Pensar é alguma coisa que existe.
d) Se eu penso, faço uma coisa que existe.
e) Duvidei da existência de tudo, de meu corpo, do lugar onde estou e dos meus raciocínios.

Introdução à Ética: questões

01) qual a diferença entre Moral e Ética?
02) O que são e para que servem os critérios da Ética?
03) Assinale a alternativa correta que indica o critério ético de Aristóteles:
(a) prazer; (b) dor; (c) equilíbrio; (d) leis; (e) desejo.
04) Escolha uma entre estas palavras, razão, emoção, prazer, morte ou conhecimento, para preencher a frase correspondente:
a) É importante que a conduta do homem seja orientada pela __________.
b) Para Epicuro, o _______ é o fim da dor.
c) O critério ético de Sócrates era o progresso no _________.
d) A _______ é uma função da alma sensitiva, segundo Aristóteles.
e) Um dos remédios para a felicidade de Epicuro consiste em não temer a _______.

A Liberdade: questões

01) O que quer dizer o seguinte trecho de Sartre: “ O homem faz-se; não está realizado logo de início, faz-se escolhendo a sua moral”?
02) Existem limites para a liberdade? Exemplifique.
03) Assinale com um “X” a resposta correta sobre o que é a liberdade.
a) ( ) liberdade é poder fazer o mal quando se quiser.
b) ( ) liberdade são os caminhos que outro ser decide para a nossa vida.
c) ( ) liberdade é um estado em que o homem não tem mais limites, podendo fazer o que quiser e sem precisar considerar a liberdade dos outros.
d) ( ) liberdade é escolher o tipo de pessoa que você é e será.
e) ( ) liberdade é um cálculo sobre as causas que levaram as pessoas a fazer o mal.
04) Assinale as atitudes que podem aumentar a nossa liberdade:
( ) Estudar e estimular a nossa imaginação.
( ) Criar um plano onde a moral possa ficar de fora.
( ) Refletir sobre nossa vida.
( ) Diminuir a liberdade dos outros.
( ) Pensar em um projeto para nossa vida.

05) Qual dos conceitos abaixo completa a seguinte afirmação de Sartre: “ A liberdade como fundamento de todos os ___________”.
a) valores ( ) ; b) medos ( ) ; c) esquecimentos ( ) ; d) homens ( ); e) Dias ( )


Autonomia: questões

01) O que é autonomia?
02) O que é imperativo categórico?
03) Qual das frases abaixo não pode ser considerada como fruto do imperativo categórico?
1. Toda vez que uma pessoa cometer um erro, não devo compreendê-la.
2. Quando for ofendido, devo me vingar.
3. Sempre que precisar, agirei com falsidade.
4. Darei esmolas sem pensar.
5. Quando eu falar, não devo mentir.

04) Assinale a frase que contém um imperativo hipotético.
1. não matarás.
2. se eu quiser um bom emprego, devo fazer faculdade.
3. se abrir, feche.
4. o homem sábio sabe ouvir.
5. a liberdade é o direito de fazer o que se quer.

05) Assinale a frase que não indica o que não é heteronomia.
1. regras para o passeio da escola.
2. desejos profundos.
3. as pessoas devem fazer suas próprias normas, a partir da reflexão.
4. as leis do País são as nossas leis.
5. a norma social deve ser vivida por todos, sem crítica.


Grade de Correção dos exercícios com alternativas objetivas:

O Eu racional : nº 03 – a 5, b 2, c 3 , d 4 , e 1.
Introdução a Ética: nº 03 : alternativa “c” – nº 4 : razão, prazer, conhecimento, emoção e morte.
A Liberdade: nº 3 – resposta correta é a “d” ; nº 4 – o aluno deve assinalar as alternativas 1,3 e 5; nº 5 alternativa “a”.
A Autonomia: nº 3 – correta é a “5”; nº 4 – assinalar a frase “2”; nº 5 assinalar a “3”

Recursos :
Sites indicados: textos completos e livros –
WWW.dominiopublico.gov.br