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Caderno do Professor - Exercícios 1º anos (1º bimestre)


CRIANDO UMA IMAGEM CRÍTICA DA FILOSOFIA:
01) O que é reflexão?
02) A partir de que conceito é possível começar a entender a Filosofia?
03) A partir da leitura do texto abaixo, assinale a resposta correta quanto aos ensinamentos propostos por Sócrates :
“Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.” PLATÂO. Apologia de Sócrates. ( http://www.dominiopublico,gov.br/)
a) Mostrar apenas aos velhos a sua preocupação com a alma.
b) Fazer com que as pessoas se preocupem em tornar melhor a própria alma.
c) Somente a riqueza ajuda as pessoas a ser melhores?
d) O corpo é a parte mais importante do ser humano.
e) Da virtude vêm a riqueza e os outros bens.

04) Depois de interpretar a afirmação de Aristóteles de que “ O intelecto é capaz de conhecer a si mesmo”, assinale a alternativa correta:
a) O intelecto pode conhecer o mundo, as pessoas, a nós mesmos e a nossa própria maneira de pensar.
b) O intelecto é algo que só pode conhecer o mundo e as pessoas, mas a maneira como ele mesmo funciona não somos capazes de conhecer.
c) O intelecto não é capaz de conhecer nada além dele mesmo.
d) Conhecer a si mesmo é uma função do corpo.
e) O intelecto não existe, pois para conhecer as coisas a gente só precisa de memória.

05) Em relação à Filosofia de Aristóteles e Platão, quais as palavras que não se relacionam à alma?
Reflexão – pecado – intelecto – idéias – inteligência – salvação - corpo

EMPIRISMO E CRITICISMO

01) O que é reflexão?
02) Para Kant, o que é o conhecimento a priori e o conhecimento a posteriori?
03) Marque com “X” as características do Empirismo:
a ( ) A formação do conhecimento depende das experiências.
b ( ) As pessoas nascem sabendo o que precisam, não têm necessidade de aprender.
c ( ) Nós nascemos como uma “tábua rasa” e precisamos experimentar o mundo pelos nossos cinco sentidos para aprender.
d ( ) O conhecimento a posteriori não necessita da experiência.
e ( ) O conhecimento a priori é um conhecimento que só é possível a partir das experiências novas.

4) Complete as sentenças, com as seguintes palavras : a experiência, sentido,m intelecto, a priori e a posteriori.
a) Consideramos, portanto, conhecimento ________, todo aquele que for adquirido independentemente de qualquer experiência.
b) Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimento começam com a ___________.
c) Tais conhecimentos são denominados a priori e são distintos dos empíricos, cuja origem á a experiência (conhecimento a ___________ ).
d) Os conhecimentos a posteriori dependem dos cinco __________.
e) Os conhecimentos a priori são realizados no ________, sem necessidade da experiência.

ÁREAS DA FILOSOFIA: Instrumentos de Pesquisa em História da Filosofia -

01) Quais são as principais características da Filosofia Antiga?
02) Por que a técnica, ou evolução da tecnologia, é um problema da Filosofia Contemporânea?
03) Assinale as alternativas com as características da Filosofia Medieval:
a) Realizada apenas pelo cristianismo católico.
b) Realizada por católicos, árabes e judeus.
c) Sua principal preocupação era a relação entre fé e razão.
d) Investigava a origem dos movimentos da natureza.
e) Influenciou a criação das universidades.
04) Complete as lacunas do texto abaixo, utilizando as seguintes palavras : tradição, tempo, História, cultura e pensamento.
A ________ da Filosofia não pode ser feita sem considerarmos a História de uma maneira geral. O lugar onde vive o filósofo, sua ____________ e os problemas do seu ______________, somados ao conhecimento da _______ filosófica ajudam a criar um novo _________ filósofo.

04) Assinale com “M” as características da Filosofia Moderna e com “C” as características da Filosofia Contemporânea.
A ( ) Preocupação com a desumanização gerada pela técnica, ou desenvolvimento da tecnologia.
B ( ) Otimismo em relação às ciências empíricas.
C ( ) Preocupação com o homem frente à fé.
D ( ) Esteve no contexto da Revolução Industrial.
E ( ) Esteve no contexto das Grande Navegações.

Áreas da Filosofia.

01) Escreva o nome das áreas da Filosofia e seus respectivos problemas:
02) Escreva as quatro causas da Metafísica de Aristóteles e explique o que significam .
03) Relacione as colunas, preenchendo os espaços vazios da segunda coluna com as letras que acompanham as palavras da primeira coluna.

(a) Lógica ( ) tempo
(b) Epistemologia ( ) Ciência
(c) Filosofia da História ( ) o bem
(d) Ética ( ) Regras do pensamento

04)Escolha um objeto qualquer da sala de aula e preencha o quadro abaixo:
Substância
Mistura de matéria e forma
OBJETO ESCOLHIDO??
Qualidade - São as qualidades e defeitos

Quantidade - Quantos? Muito ou pouco?

Relação - Como ele é em relação às outras coisas?

Ação - O que faz?

Passividade - Como ele se desgasta?

Onde - Onde ele está?Em que lugar fica, em geral, ou onde está agora?

Tempo - Quando e quanto tempo?

Posse - O que ele possui?

Posição - Como ele está ou fica?


05) Dada a seguinte premissa: “ No quadro a seguir todas as setas estão apontadas para baixo”, o que não é permitido deduzir disso?

A) que não há setas apontadas para o lado direito.
B) Que não há setas apontadas para cima.
C) Que pode ser que haja apenas uma seta para a esquerda.
D) Que não há setas fora do quadro.


Grade de Correção dos exercícios alternativos do caderno 1 do 1º Bimestre

Criando uma imagem crítica da Filosofia
Exercício 3 – são corretas as alternativas “b” e “e”
4 – é correta a alternativa “a”
5 – pedaço e salvação

Assistam ao vídeo de Viviane Mosé (apresentadora do programa de Filosofia do Fantástico) http://www.video.globo.com/

Empirismo e criticismo
Exercício nº 3 – alternativas “a” e “c”
Exercício nº 4 – a ) a priori b) experiência c) a posteriori, d) sentidos e)intelecto.
Exercício nº 5 – intelecto ( somar, analisar e calcular) os outros experiência e intelecto.

Áreas da Filosofia: Instrumentos
Exercício nº 3 – características assinaladas : “b” , “c” e “e”
Exercício nº 4 – ordem das palavras: História, cultura, tempo, tradição e pensamento.
Exercício nº 5 – ordem: C, M, M, C e M
Áreas da Filosofia:
Exercício nº 3 – relacionar na ordem que segue: c, b, d, a.
Exercício nº 4 – Exemplo “ Borracha” : substância látex; forma: quadrada, quantidade: um; relação: ela é mais macia que o lápis e menos comprida que a caneta, etc...
Exercício nº 5 – as respostas devem ser “D” e “E”.

Caderno do Professor - Exercícios 2º anos (1º bim)


Caderno do Professor (Ciências Humanas e suas Tecnologias) – Ensino Médio

Exercícios propostos na avaliação final de cada módulo
2º ano - 1º Bimestre
O Eu Racional: questões

01) O que quer dizer “eu sou um ser que pensa”?
02) Explique como Descartes chegou à conclusão de sua existência.
03) Enumere as seqüências do raciocínio de Descartes:
a) somente quem existe pode pensar; então, eu existo.
b) Duvidar é pensar.
c) Pensar é alguma coisa que existe.
d) Se eu penso, faço uma coisa que existe.
e) Duvidei da existência de tudo, de meu corpo, do lugar onde estou e dos meus raciocínios.

Introdução à Ética: questões

01) qual a diferença entre Moral e Ética?
02) O que são e para que servem os critérios da Ética?
03) Assinale a alternativa correta que indica o critério ético de Aristóteles:
(a) prazer; (b) dor; (c) equilíbrio; (d) leis; (e) desejo.
04) Escolha uma entre estas palavras, razão, emoção, prazer, morte ou conhecimento, para preencher a frase correspondente:
a) É importante que a conduta do homem seja orientada pela __________.
b) Para Epicuro, o _______ é o fim da dor.
c) O critério ético de Sócrates era o progresso no _________.
d) A _______ é uma função da alma sensitiva, segundo Aristóteles.
e) Um dos remédios para a felicidade de Epicuro consiste em não temer a _______.

A Liberdade: questões

01) O que quer dizer o seguinte trecho de Sartre: “ O homem faz-se; não está realizado logo de início, faz-se escolhendo a sua moral”?
02) Existem limites para a liberdade? Exemplifique.
03) Assinale com um “X” a resposta correta sobre o que é a liberdade.
a) ( ) liberdade é poder fazer o mal quando se quiser.
b) ( ) liberdade são os caminhos que outro ser decide para a nossa vida.
c) ( ) liberdade é um estado em que o homem não tem mais limites, podendo fazer o que quiser e sem precisar considerar a liberdade dos outros.
d) ( ) liberdade é escolher o tipo de pessoa que você é e será.
e) ( ) liberdade é um cálculo sobre as causas que levaram as pessoas a fazer o mal.
04) Assinale as atitudes que podem aumentar a nossa liberdade:
( ) Estudar e estimular a nossa imaginação.
( ) Criar um plano onde a moral possa ficar de fora.
( ) Refletir sobre nossa vida.
( ) Diminuir a liberdade dos outros.
( ) Pensar em um projeto para nossa vida.

05) Qual dos conceitos abaixo completa a seguinte afirmação de Sartre: “ A liberdade como fundamento de todos os ___________”.
a) valores ( ) ; b) medos ( ) ; c) esquecimentos ( ) ; d) homens ( ); e) Dias ( )


Autonomia: questões

01) O que é autonomia?
02) O que é imperativo categórico?
03) Qual das frases abaixo não pode ser considerada como fruto do imperativo categórico?
1. Toda vez que uma pessoa cometer um erro, não devo compreendê-la.
2. Quando for ofendido, devo me vingar.
3. Sempre que precisar, agirei com falsidade.
4. Darei esmolas sem pensar.
5. Quando eu falar, não devo mentir.

04) Assinale a frase que contém um imperativo hipotético.
1. não matarás.
2. se eu quiser um bom emprego, devo fazer faculdade.
3. se abrir, feche.
4. o homem sábio sabe ouvir.
5. a liberdade é o direito de fazer o que se quer.

05) Assinale a frase que não indica o que não é heteronomia.
1. regras para o passeio da escola.
2. desejos profundos.
3. as pessoas devem fazer suas próprias normas, a partir da reflexão.
4. as leis do País são as nossas leis.
5. a norma social deve ser vivida por todos, sem crítica.


Grade de Correção dos exercícios com alternativas objetivas:

O Eu racional : nº 03 – a 5, b 2, c 3 , d 4 , e 1.
Introdução a Ética: nº 03 : alternativa “c” – nº 4 : razão, prazer, conhecimento, emoção e morte.
A Liberdade: nº 3 – resposta correta é a “d” ; nº 4 – o aluno deve assinalar as alternativas 1,3 e 5; nº 5 alternativa “a”.
A Autonomia: nº 3 – correta é a “5”; nº 4 – assinalar a frase “2”; nº 5 assinalar a “3”

Recursos :
Sites indicados: textos completos e livros –
WWW.dominiopublico.gov.br


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Assista o vídeo "Futebol dos Filósofos" e responda: O que é Eureka???

Pesquise , participe ! Vamos lá!

Sartre, Jean Paul. " O existencialismo é um humanismo"


O homem faz-se; não está realizado logo de início, faz-se escolhendo sua moral, e a pressão das circunstâncias é tal que ele não pode deixar de escolher uma. Não definimos o homem senão em relação a um compromisso (...) sempre que o homem escolhe seu compromisso e seu projeto com toda a sinceridade e lucidez...
Quando declaro que a liberdade, por meio de cada circunstância concreta, não pode ter outro fim senão querer-se a si própria, se alguma vez o homem reconheceu que estabelece valores no seu abandono ele já não pode querer senão uma coisa - a liberdade como fundamento de todos os valores. Não significa que ele a queira em abstrato. Quer dizer simplesmente que os atos dos homens de boa-fé têm como último significado a procura da liberdade enquanto tal. Um homem que adere a tal sindicato comunista ou revolucionário quer fins concretos; estes fins implicam uma vontade abstrata da liberdade; mas esta liberdade quer-se em concreto. Queremos a liberdade pela liberdade e por meio de cada circustância particular. E, ao querermos a liberdade, descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa.

Comentários ao texto: (Caderno do Professor)

Para Sartre a liberdade não se resume ao que podemos escolher. Ela se dá pela invenção de possibilidades. Não podemos inventar nossas opções. Mas isso acontece, sobretudo, quando nós inventamos a nós mesmos. Se recordarmos John Locke, ele propunha que todos nós nascemos vazios, mas com nossas experiência podemos adquirir o conhecimento e, portanto tornamo-nos alguma coisa.
A mais profunda liberdade é poder escolher o que somos e não apenas o que fazemos. Nós escolhemos um projeto para nós mesmos, o que Sartre chama de compromisso. Nós nos comprometemos com nossos valores, gostos, sonhos, desejos e projetos. Sobre o que somos e o que seremos, nós decidimos. A razão disto tudo é liberdade, que nos permite tornarmos um tipo de pessoa, volta atrás ou mudar para outra direção.
(...)
Mas ninguém é livre sozinho. Para nos fazermos e refazermos, precisamos dos outros com as mesmas possibilidades. E a liberdade dos outros que garante a nossa liberdade. magine se ninguém fosse livre a não ser você(...)
Quanto mais livre são os outros, mais livres nós somos. Cada um com a sua liberdade pode inventar a si memo e, assim, reinventar o mundo, as cidades, os grupos, lembrabdo, semper, que a violência entre os homens começa quando alguém não respeita a liberdade do outro.

RESUMO DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA - TEXTOS


PERÍODOS DA FILOSOFIA

IDADE ANTIGA

PERÍODO DA FILOSOFIA - 1º PRÉ-SOCRÁTICO ( SÉCULO VIII a.C. - V a.C.)

CONTEXTO HISTÓRICO
Os gregos fundam colônias espalhadas pelo Mediterrâneo (séc. VIII a.C.): Surgimento de um comércio ativo e de uma indústria próspera. A camada social envolvida nas atividades comerciais e industriais é responsável pela substituição da aristocracia pela democracia (séc. VI a.C.). Primeiros legisladores gregos: Dracon, Sólon e Clistenes. Fundação de Roma (séc. VI a.C.).

CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA NO PERÍODO
A filosofia se desenvolve inicialmente nas colônias gregas da jônia e do sul da Itália peninsular e Sicília. Predomínio do problema cosmológico: busca-se a arché, ou seja, o princípio de todas as coisas, a origem do universo. a physis (o elemento primordial eterno, ou seja, a natureza eterna e em perene transformação) torna-se o objetivo de pesquisa e indagação. os físicos da jônia, também chamados de “fisiólogos”, são os primeiros filósofos gregos que tentam explicar a natureza material e o princípio do mundo e de todas as coisas por meio dos seguintes elementos: água (Tales de Mileto); ar (Anaximenes); apeíron (Anaximandro); devir ou vir-a-ser (Heráclito); ser (Parmênides); ar, água, terra e fogo (Empédocles); Homeomerias (Anaxágoras); átomo (Demócrito); número (Pitágoras).

FILOSOFOS IMPORTANTES
Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes, Anaximandro.
Escola Pitágorica: Heráclito e a Escola eleática: Xenofantes, Parmênides, Zenão, Anaxágoras, Empédocles.
Escola atomista: Leucipo, Demócrito.

PERÍODO DA FILOSOFIA - 2º SOCRÁTICO: séculos V e IV a.C.

CONTEXTO HISTÓRICO
Guerras médicas (490, 480 a.C.). Em 405 a.C., Atenas é derrotada (Guerra do Peloponeso), mas a hegemonia espartana dura pouco (Tirania dos Trinta). Tebas conquista Esparta em 371 a.C., mas enfrenta a oposição de Felipe II, a Macedônia se fortalece. Em 338 a.C., Felipe derrota a liga Pan-helênica em Queronista. Alexandre Magno continua a política expansionista da Macedônia.

CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA NO PERÍODO
O advento do governo democrático em Atenas enseja a formação de cidadãos participativos transformar os habitantes da polis em políticos, indivíduos habilitados a tomar parte e decisões no processo democrático, por meio da paidéia (formação integral e harmônica do homem pela educação). Dessa forma, o centro de interesse se desloca da natureza para o homem. Predomínio do problema antropológico. Os filósofos elegem o ser humano como objeto de pesquisa. A Filosofia engloba um número crescente de problemas e se converte, sobretudo com Aristóteles, em um saber enciclopédico (abarca física, biologia, psicologia, metafísica, ética, política, poética, etc.).

FILÓSOFOS IMPORTANTES
Sofista: Protágoras, Pródico, Hipias, Górgias, Cálicles, Crítias, Trasímaco, Antifone, Sócrates, Platão, Aristóteles.

PERÍODO DA FILOSOFIA - 3º HELENISTICO: SÉCULO IV a.C. - V d.C.

CONTEXTO HISTÓRICO
Fusão da cultura grega com a oriental (Macedônia). Após a morte de Alexandre Magno em 323 a.C., desintegração do império: Ptolomeu (Egito, Arábia e Palestina): sucessores de Antígono (Macedônia e Grécia) e Seleuco (Síria, Mesopotâmia e Ásia Menor). O império Romano fundado em 100 a.C., se consolida. Guerras púnicas (Roma/Cartago). A Grécia e suas colônias passam a integrar o Império Romano (XXXI a.C.). Cristianismo (séc. I d.C.). Apogeu e crise do Império Romano (séc. II e III).

CARACTERÍSTICA DA FILOSOFIA NO PERÍODO
A filosofia transforma-se em um modo de vida: forte preocupação com a salvação e a felicidade, que passam a ser vistas com possíveis de alcançar de forma individual e subjetiva, por meio de conjuntos de regras morais. Predomínio da ética, q passa a execer a função desempenhada outrora pelos mitos religiosos (etapa helenísitica). Surgimento de pequenas escolas filosóficas. A filosofia perde seu vigor, tornando-se repetitiva e pouco criativa (etapa romana).

FILOSOFOS IMPORTANTES
Estoicismo: Zenão de Cicio, Cleanto de Assos, Crístipo de Solos, Sêneca, Epíteto, Marco Aurélio.
Epicurismo: Epicuro, Lucrécio.
Ecletismo: Cícero.
Neoplatonico: Plotino.

PERÍODO HISTÓRICO
4. Patrística: século I a V d.C.

CONTEXTO HISTÓRICO
Os cristãos são perseguidos por decretos de vários imperadores romanos e somente podem praticar livremente sua religião a partir de 313 (Édito de Milão). Em 395, o imperador Teodósio divide o Império Romano em dois: o do Oriente e o do Ocidente.

CARACTERÍSTICA DA FILOSOFIA
Encontro da filosofia grega com o cristianismo. Primeira elaboração dos conteúdos do cristianismo pelos Padres da Igreja, o que explica o nome patristica dado ao período. Nesse período, a questão central reside na necessidade de conciliação das exigências da razão humana com a revelação divina.

FILOSOFOS IMPORTANTES
Santo Ireneu, Tertúliano, Justino, Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nazianzo, Basílio Magno, Gregório de Nissa, Destaque: Santo Agostinho.



IDADE MÉDIA

PERÍODO DA FILOSOFIA
1. Patrística: século V a VIII

CONTEXTO HISTÓRICO
O Império Romano do Ocidente é invadido pelos bárbaros do norte da Europa, sucumbindo em 476. O Império Bizantino perdura até o fim da Idade Média (1453). Sob o governo de Justiniano é redigido o Corpus Júris Civilis (Corpo do Direito Civil), durante o século VI.

CARACTERÍSTICA DA FILOSOFIA
Na Idade Média, a Filosofia se separa da teologia, porém as duas mantêm relações, podendo-se afirmar que a Filosofia é um instrumento a serviço da teologia. O tema central é a tentativa de conciliar razão e fé. De maneira simplista, é possível dividir a Filosofia medieval em dois grandes períodos: a Filosofia Patrística e a Filosofia Escolástica. A Patrística precede e prepara a Escolástica medieval, e sua principal característica reside no seu caráter apologético: é preciso defender os ideais cristãos perante os pagãos e convertê-los. Presencia-se a retomada da Filosofia platônica, especialmente por Santo Agostinho, bem como do neoplatonismo.

FILOSOFOS IMPORTANTES
Santo Agostinho. Boécio. Dionísio. Pseudo-Areopagita. Próspero. Cassiodoro. Máxmo, O Confessor. Isidoro. Beda. João Damasceno.

PERÍODO DA FILOSOFIA
2. Escolástica: século VIII a XV

CONTEXTO HISTÓRICO
Estabelecimento do Império Carolíngio (séc. VIII). Expansão da cultura árabe (invasão da Espanha em 711). Tratado de Verdun (843) e apogeu da cultura islâmica. Surgimento do feudalismo (sécs. IX–X), após o desaparecimento do Império Carolíngio. Início das Cruzadas (1095-1291) e Cisma do Oriente (séc. XI). Aparecimento das universidades (séc. XII). Declínio do feudalismo e formação das cidades livres (séc. XIII). Criação da Ordem dos Dominicanos e da Ordem de São Francisco. Guerra dos Cem Anos (franceses X ingleses) e Cisma do Ocidente (sécs. XIII e XV). Difusão do ensino científico nas universidades. Tomada de Constantinopla pelos turcos (1453).

CARACTERISTICA DA FILOSOFIA
O termo escolástica designa a Filosofia ministrada nas escolas cristãs (de catedrais e conventos) e posteriormente nas universidades. A Patrístia retorna a Filosofia platônica; a escolástica retorna a Filosofia aristotélica, nela encontrando seus fundamentos e os elementos necessários para seu desenvolvimento. Santo Tomás de Aquino elabora a síntese magistral do cristianismo com o aristotelismo, fornecendo as bases filosóficas para a teologia cristã: surge a Filosofia aristotélico-tomista. Compatibilizar a fé e a razão continua a ser o problema central da Filosofia escolástica.

FILOSOFOS IMPORTANTES
João Scoto Erígena. Santo Anselmo. Pedro Abelardo, Guilherme e Champeaux.
Escola de Chartres: Fulberto. Bernado. Teodorico. Gilberto de Poitiers. Guilherme de Conches, João de Salisbury. Oto de Freising. Al Farabi. Avicena. Averróis.
Escola de Oxford: Roberto Grosseteste. Roger Bacon. João Duns Escoto. Guilherme do Ockham. Boaventura. Alberto Magno. Santo Tomás de Aquino. Mestre Eckhart. Nicolau de Cusa.

IDADE MODERNA

PERÍODO DA FILOSOFIA
1. Renascimento: séc. XV e XVI

CONTEXTO HISTÓRICO
Transição do feudalismo para o capitalismo mercantil (séc. XV). Ascensão da burguesia e consolidação dos Estados Nacionais (séc. XVI); hegemonia espanhola (sob Carlos V e Felipe II); reinado progressista de Isabel I, na Inglaterra. Grandes invenções: bússola, pólvora, papel, gravura, imprensa. Descobrimento de outras rotas marítimas e de novos continentes. Apogeu do mercantilismo e implantação do sistema colonial. Desenvolvimento das ciências exatas e naturais; formulação do heliocentrismo (Copérnico). Reformas religiosas: luteranismo (Alemanha), calvinismo (França) e anglicanismo (Inglaterra). Renascimento na Itália e em outros países da Europa.

CARACTERISITICA DA FILOSOFIA
A Filosofia medieval se caracteriza por ser religiosa, dogmática, clerical e fundamentada no princípio da autoridade. A Filosofia moderna, por sua vez é profana, crítica, leiga e encontra na razão e na ciência seus pressupostos fundamentais. O Renascimento é marcado por uma profunda revolução antropocêntrica: durante esse período instaura-se uma polêmica contra o pensamento medieval (essencialmente teocêntrico), preparando o caminho para o pensamento moderno, para o qual a natureza física e o homem tornam-se o tema central. Revalorização da Antigüidade clássica (Filosofia greco-romana), buscada em suas fontes originais. Propõe-se um novo modelo de homem – considerado um microcosmo – e um novo modelo de Estado. Grande interesse pela epistemologia (teoria do conhecimento). Galileu propõe o método experimental, assentando as bases da ciência moderna.

FILOSOFOS IMPORTANTES
Pomponazzi. Giordano Bruno. Campanella. Telessio. Erasmo de Roterdã. Bodin. Maquiavel. Thomas Morus. Montaigne.

PERÍODO DA FILOSOFIA
2. Racionalismo e empirismo: séc. XVII

CONTEXTO HISTÓRICO
Decadência política da Espanha e predomínio da França: consagração do poder absoluto dos reis, com Luís XIII e Richelieu até o apogeu com Luís XIV. Cromwell (Inglaterra). Desenvolvimento da literatura francesa: Corneille, Racine, Molière, La Fontaine (séc. XVII). Nas artes plásticas, aparecimento do estilo barroco. Fundação da física moderna: Kepler, Galileu, Newton, Gassendi e Boyle.

CARACTERISITICA DA FILOSOFIA
Formulação dos grandes sistemas filosóficos que traduzem o espírito dos novos tempos, agrupados em duas correntes divergentes: o racionalismo, quer privilegia as verdades da razão, e o empirismo, que destaca a validade do puramente fáctico, isto é, as impressões sensíveis com ponto de partida do conhecimento. Nesse período, a física (Newton) e a química (Lavoisier) se separam da filosofia.

FILOSOFOS IMPORTANTES
Racionalismo: Descartes. Pascal. Malebranche. Spinoza. Leibiniz.
Empirismo: Francis Bacon. Hobbes. Locke. Berkeley. Hume.

PERÍODO DA FILOSOFIA
3. Iluminismo: século XVIII

CONTEXTO HISTÓRICO
O Antigo Regime, caracterizado pelo absolutismo, acede a um novo tipo de governo: despotismo esclarecido ou ilustrado – “tudo para o povo, mas sem o povo”. Principais representantes: Maria Tereza e José I (Áustria), Carlos III (Espanha), Frederico II (Prússia), Catarina II (Rússia), Pombal (Portugal). Na França, Luís XVI, derrotado durante a Revolução Francesa (1789). Liberalismo e revoluções burguesas. Revolução Industrial na Inglaterra em 1760 (máquina a vapor). Independência dos Estados Unidos (1776). Inconfidência Mineira (1789). Golpe do 18 Brunário e ascensão de Napoleão Bonaparte (1799). Consolidação do capitalismo industrial e liberal e formação do proletariado. Artes plásticas: barroco, rococó; literatura: início do romantismo.

CARACTERISTICA DA FILOSOFIA
Iluminismo: movimento filosófico, literário e político que visa combater o absolutismo, a influência da Igreja e da tradição, considerando a razão como o único meio para se atingir completa sabedoria. Dessa forma, as idéias modernas tomam fôlego e se expandem: a confiança na razão do século anterior é acompanhada agora por um crescente espírito crítico (racionalismo exacerbado – “luzes da razão” contra as “Trevas da ignorância”). Sonha-se com um homem universal e ideal que concilie natureza e razão, defensor dos direitos humanos e difusor da cultura. A biologia se separa da Filosofia.

FILOSOFOS IMPORTANTES
Iluminismo inglês: Locke
Iluminismo francês: Bayle. D’Alembert. Diderot. La Metrie. Paul Henri Holbach. Helvetius. Condillac. Cabanis. Destutt de Tracy. Voltaire. Montesquieu. Rousseau.
Iluminismo alemão: Tomásio. Wolff. Frederico II. Reimarus. Mendelssohn. Lessing.
Idealismo e criticismo: Immanuel Kant.


IDADE CONTEMPORÂNEA

PERÍODO DA FILOSOFIA
2. Século XIX

cONTEXTO HISTÓRICO
Primeira metade do século: após a queda de Napoleão, em Waterloo (1815), surge a Restauração, movimento que pertende restabelecer o absolutismo. Independência do Brasil (1822).
Segunda metade do século XIX: na França, Luís Napoleão restabelece o império. Unificação italiana e alemã. Guerra franco-prussiana (1870-1871). Independência das colônias americanas e Guerra de Secessão nos Estados Unidos (1861). República Brasileira (1889). Incorporação de novas fontes de energia (eletricidade, petróleo), inovações técnicas; consolidação do capitalismo. Surgimento do socialismo. Literatura: romantismo, realismo, parnasianismo e simbolismo.

CARACTERISTICA DA FILOSOFIA
Valorização da ciência e extensão do método científico a outras disciplinas. Confiança no progresso indefinido – material e moral – da humanidade. As correntes filosóficas que predominam no período são o positivismo (muito próximo do âmbito científico) e o socialismo em todas as suas formas, no contexto da Filosofia política. Desdobramento do idealismo kantiano. A psicologia (Wundt) e a sociologia (Comte) se separam da Filosofia e se tornam ciências independentes, dando início à formação das ciências humanas.

FILOSOFOS IMPORTANTES
Idealismo: Fichte. Schelling. Shopenhauer. Hegel.
Positivismo: Comte. Taine. Stuart Mill. Spencer.
Evolucionismo: Darwin.
Pragmatismo: Wiliam James. Dewey. Pierce.
Socialismo: Saint-Simon. Fourier. Owen. Proudhon. Feuerbach. Marx. Engels.
Fenomenologia: Brentano. Husserl. Scheller. Hartmann.
Psicanálise: Freud.
Lingüística: Suassure.
Filósofos independentes: Kierkegard. Nietzsche.

PERÍODO FILOSOFICO
2. Século XX
CONTEXTO HISTORICO
Rivalidade entre potências européias devido às aspirações imperialistas; Paz Armada e alianças entre estados: Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Novas ideologias: comunismo, fascismo e nazismo. Quebra da Bolsa de Nova York (1929). Crises socioeconômicas, exacerbação nacionalista, sistemas de alianças e armamentismo: Segunda Guerra Mundial. Mudanças políticas e territoriais. Criação da ONU (1945). Guerra civil espanhola e ditadura de Franco (1939-1969). Guerra Fria entre Estados Unidos e Rússia. República Popular da China (1949). Descolonização da África e da Ásia e neocolonialismo. Revolução Cubana (1959). Desenvolvimento tecnológico e industrial: neocapitalismo e economia multinacional. Domínio norte-americano. Queda do Muro de Berlim e desagregação dos Estados socialistas. Ascensão e consolidação da economia japonesa. No Brasil: fim da República Velha e governo de Getúlio Vargas; Estado Novo (1937-1945); república populista (1945-1964); golpe militar de 1964; Nova República (1985).

CARACTERISTICA DA FILOSOFIA
Pluralidade de correntes filosóficas: neopositivismo, positivismo lógico, racionalismo transpositivista, fenomenologia, existencialismo, hermeneutia, filosofia da vida, neoescolástica, neokantismo, estruturalismo, escola de Frankfurt, aquerogenealogia, etc. Ciência como tema central dos filósofos. Destaque para a epistemologia (teoria do conhecimento).

PRINCIPAIS FILOSOFOS
Neopositivismo: Ayer. Wittgenstein. Russell.
Positivismo lógico (círculo de Viena): Schlick. Carnap. Popper. Nagel. Neurath. Reichenbach.
Racionalismo transpositivista: Brunschvicg. Koyré. Poincaré. Meyerson. Piaget. Bachelard. Kuhm. Fezerabend.
Linguistica: Jakobson. Hjelmslev.chomsky.
Fenomenologia: Merleau-Ponty. Martin Buber.
Existencialismo: Heidegger. Karl Jaspers. Jean-Paul Sartre. Albert Camus. Gabriel Marcel.
Hermenêutica: Paul Ricoeur. Gadamer.
Personalismo: Emanuel Mounier.
Filosofia da vida: Bergson, Blondel. Dilhey. Spengler.
Neoescolástica: Jacques Maritain. Garrigou-Lagrange.
Neokantismo: Ernest Cassirer.
Estruturalismo: Claude Lévi-Straus. Roland Barthes.
Marxismo: Gramsci, Georg Lukács. Lucien Goldman. Althusser.
Escola de Frankfurt: Horkheimer. Adorno. Habermas. Benjamin. Marcuse. Erich Fromm.
Arqueogenealogia: Focault. Deleuze. Guattari. Mafesoli.
Filósofos independentes: Teilhard de Chardin. Vladimir Jankélévitch.